MBA em Gestão de Cooperativas - Turma 2

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Início: 25 de Outubro de 2019 as 08:30:00
Término: 31 de Março de 2022 as 17:30:00
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Cidade: Salvador - Local: A definir
Entrada:
Inscrições até: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

O SESCOOP/BA abre as inscrições para o curso de MBA em Gestão de Cooperativas. A pós-graduação é destinada a conselheiros, diretores, gerentes e funcionários das cooperativas baianas vinculadas ao Sistema OCEB, e tem como objetivo qualificar profissionais para participarem ativamente e com competência da gestão das cooperativas, conciliando teoria, prática e técnicas de gestão com a história e a doutrina cooperativista. O curso será de outubro a 2019 a março de 2022 e acontecerá em Salvador/BA.

As inscrições podem ser feitas de 19 de agosto a 25 de setembro de 2019, limitando-se a 01 (uma) vaga por cooperativa. Após este período as vagas remanescentes serão preenchidas pelas cooperativas demandantes, por ordem de solicitação.

 

Confira, abaixo, informações importantes sobre o curso e procedimentos para inscrição.

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1.            Nome: Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em Gestão de Cooperativas, Nível Especialização.

2.            Área de Conhecimento: Área das Ciências Sociais Aplicadas

3.            Carga Horária Total do Curso: 378 (trezentas e setenta e oito) horas

4.            Instituição: ESCOOP – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo

5.            Coordenadora de Curso: Professora Paola Richter Londero

6.            Dias e Horários do Curso: Sextas-feiras e Sábados, das 08h30 às 17h30, aulas uma vez ao mês

7.            Início das aulas: 25 e 26 de outubro de 2019

8.            Número de Vagas: 30 vagas

9.            Local de Realização: Salvador/BA

10.          Público-Alvo: Diretores e Funcionários de cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB

11.          Realização: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA

 

INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA NO MBA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS

 

•             Procedimentos para Inscrição e Seleção

O candidato interessado em realizar o curso deverá fazer a sua inscrição por meio deste site e aguardar a confirmação do recebimento da sua inscrição por e-mail. Após a confirmação via e-mail, o candidato deverá entregar na sede do SESCOOP/BA ou via Sedex, em até 05 dias úteis, os seguintes documentos para a seleção:

 

•             Ficha de Cadastro (inscrição do site).

•             Cópia autenticada do Diploma (curso superior).

•             Cópia autenticada do Histórico Escolar (curso superior).

•             Cópia do documento da carteira de identidade.

•             Cópia do documento de CPF.

•             Cópia da certidão de nascimento ou casamento.

•             Currículo atualizado.

•             01 foto 3 x 4.

•             Declaração/autorização do presidente ou diretor da cooperativa

•             Termo de Compromisso assinado

Endereço do SESCOOP/BA para envio dos documentos: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Rua Boulevard Suíço, Jardim Baiano, n° 129, Nazaré, CEP: 40050-330, Salvador – BA. A/C Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas.

 

•             Critérios para Seleção

As inscrições serão analisadas de acordo com a ordem de recebimento e a seleção para participação no curso terá como base os critérios listados abaixo:

1.            A cooperativa em que o candidato faz parte deverá estar regular e adimplente com o Sistema OCEB-SESCOOP/BA, além de ser ativa nos programas PAGC e/ou PDGC.

2.            O candidato deverá possuir escolaridade mínima de nível superior completo.

3.            O candidato deverá ser funcionário da cooperativa ou possuir cargo de dirigente ou conselheiro. Não serão aceitos cooperados e prestadores de serviço.

4.            O candidato deverá entregar todos os documentos solicitados, sem exceção.

5.            Em caso de empate, terá preferência a cooperativa que tiver a maior pontuação no Programa PDGC.

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado em 20 de setembro de 2019.

 

•             Critérios para Matrícula

O SESCOOP/BA entrará em contato via e-mail com os candidatos que tiverem sua inscrição aprovada para que seja efetivada a matrícula, bem como para fornecer maiores informações sobre o curso.

 

•             Investimento – Forma de Pagamento do Participante/Cooperativa

O aluno ou a cooperativa deverá pagar o valor de R$ 2.350,00 (dois mil trezentos e cinquenta reais), equivalente a 25% do valor total do curso.  Esse valor poderá ser pago à vista ou parcelado em até 05 (cinco) parcelas de R$ 470,00 (quatrocentos e setenta reais), por meio de depósito bancário ou em cheque nominal ao SESCOOP/BA, sendo a primeira parcela paga no ato da efetivação da matrícula e as demais, mensalmente, a partir do primeiro mês de aula. Os 75% restantes serão custeados pelo SESCOOP/BA.

 

•             Regras do Curso

1.            Para participar do curso, as cooperativas deverão estar registradas, adimplentes e regulares junto à OCEB e SESCOOP/BA, além de estarem participando do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista – PAGC e/ou o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC.

2.            Será destinada 01 (uma) vaga por cooperativa. No caso de ainda existirem vagas a serem preenchidas, o SESCOOP/BA atenderá à solicitação de segunda vaga da cooperativa interessada, por ordem de chegada e, se necessário, aplicará o critério de empate, acima descrito.

3.            Os participantes deverão possuir escolaridade mínima de nível superior completo.

4.            Terá direito ao certificado o participante que comparecer em todos os módulos ou obter frequência mínima equivalente a 75% das aulas, com justificativa prévia.

5.            Será considerado presente no módulo o participante que assinar as listas de presença e responder à chamada oral do professor em sala de aula.

6.            Caso o aluno não frequente a aula, o mesmo receberá falta. Para recuperar o módulo perdido, caberá ao aluno justificar diretamente ao professor a sua falta e este propor um modo de recuperação, se assim achar viável. Segundo o MEC, as faltas justificadas poderão ser: por problemas de saúde, com a devida comprovação; gravidez; e, sendo funcionário federal, quando convocado para uma atividade de prestação de serviço federal.

7.            Caso o participante desista de realizar do curso, não haverá devolução do valor. Se a desistência ocorrer até o segundo módulo, será permitida à cooperativa fazer a substituição. No caso de desistência do curso ou reprovação, o aluno será obrigado a ressarcir os 75% (setenta e cinco por cento) que o SESCOOP/BA arcou.

8.            Os materiais como: caneta, bloco de anotações e pasta serão entregues apenas uma vez, quando da realização do primeiro módulo, devendo o participante mantê-lo em bom estado de uso até o final do curso.

9.            As despesas com hospedagem, traslado e alimentação dos participantes não serão custeadas pelo SESCOOP/BA, devendo o participante ou a cooperativa arcar com esses custos.

 

•             Metodologia do Curso

As aulas serão realizadas mensalmente, sendo às sextas-feiras e aos sábados, das 08h30 às 17h30, de forma presencial, expositiva e interativa, com atividades extraclasses, trabalhos individuais e em grupo, com recessos para os períodos festivos (Natal, Ano Novo, Carnaval, Semana Santa, São João e São Pedro).

O material didático (apostilas) será disponibilizado através do site da Faculdade, onde os alunos terão acesso por meio de login e senha pessoal, inclusive para informações sobre o seu desempenho (notas) e entregas de trabalho/atividades/provas.

 

Veja o cronograma de aulas do MBA no arquivo, abaixo, disponível para download.